OFERECEMOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

OFERECEMOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

quarta-feira, 21 de março de 2012

COMPETÊNCIA DO ENFERMEIRO NA EMERGÊNCIA

Nursing - Quais são as competências que o profissional de enfermagem deve possuir para ingressar no cuidado em urgência e emergência?

Ana Maria Calil Sallum - Como em qualquer área, a competência do enfermeiro deverá estar alicerçada em SABER (conhecimento científico) + FAZER (capacitação técnica) + VALORES (pessoais e profissionais). A soma desses três elementos gera a competência. Acredita-se que o conhecimento acerca da emergência deve ter início na graduação, pois emergência e urgência são condições clínicas e/ou cirúrgicas as quais poderão ocorrer em qualquer cenário (no intra ou extra hospitalar), desde a pediatria até o centro cirúrgico; e os profissionais de saúde deverão estar preparados para esses atendimentos, não apenas no pronto-socorro. Os atendimentos precisam ser rápidos, e o reconhecimento precoce de sinais clínicos (normalmente) por parte da equipe de enfermagem é fundamental.
As especializações também parecem um caminho interessante para aprofundar temáticas, assim como a realização de cursos específicos na área de trauma intra e pré-hospitalar, cardiologia, pediatria, entre outros, para manter os profissionais atualizados.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua contribuição é importante